Endometriose e Gravidez – Sonho que pode se realizar

CONHECENDO A ENDOMETRIOSE

A Endometriose é muitas vezes incapacitante, gerando dores intensas e tirando a qualidade de vida da mulher. É caracterizada pela presença do tecido endometrial fora do seu lugar de origem, ou seja, em outros órgãos da pelve: trompas, ovários, intestinos e bexiga sendo uma doença que causa muito sofrimento na vida da mulher. A doença ainda causa muita dúvida em pacientes e até profissionais pela complexidade e dificuldade de diagnóstico.

SINTOMAS

Os principais sintomas incluem dores durante ou após relações sexuais, cólica intensa, inchaço abdominal, dor para urinar, intestino preso, menstruação irregular e dificuldade para engravidar. A partir de estudos realizados foram concluídos que, aproximadamente 20% das mulheres têm apenas dor, 60% têm dor e infertilidade, e 20% apenas infertilidade.

DIAGNÓSTICO

A doença pode levar até 11 anos para ser detectada desde o início dos primeiros sintomas. O diagnóstico pode ser feito pela combinação dos sintomas aliada a exames específicos, como o de sangue, a ultrassonografia transvaginal e a ressonância pélvica. Se todos estiverem atentos aos sinais dados pela doença, é possível descobri-la em fase inicial, o que torna o tratamento muito mais efetivo e menos agressivo.

QUAIS SÃO AS CHANCES DE ENGRAVIDAR MESMO COM ENDOMETRIOSE?

Mulheres que sofrem da doença podem engravidar sim. É provável que a paciente portadora apresente mais dificuldade, necessitando da ajuda de medicamentos ou mesmo uma cirurgia antes da gestação. Segundo estudos, aproximadamente 50% das mulheres com diagnóstico de endometriose não apresentará problemas para engravidar. As mulheres que já estão enfrentando dificuldades para engravidar e possuem endometriose, provavelmente vão precisar de tratamento específico para conseguir alcançar a gravidez tão sonhada como a fertilização in vitro.