Desafios enfrentados pelas mulheres com Endometriose

Muitas mulheres tem dúvidas a respeito da Endometriose, e de fato precisamos dar voz à essa doença, mas é preciso falar a verdade, explicá-la da forma correta, fazendo com que a sociedade entenda que a dor das mulheres que passam a conviver com essa realidade deve ser levada em consideração.⠀

Imagem relacionada

SINTOMAS

Os sintomas da doença incluem cólicas menstruais intensas, desconforto crônico ao urinar, dor na pelve ao evacuar, dificuldade para engravidar e dores durante a relação sexual.

A INTENSIDADE DOS SINTOMAS CAUSADOS PELA DOENÇA MUITAS VEZES IMPEDE QUE A MULHER CUMPRA SUAS ATIVIDADES ROTINEIRAS

Mulheres que apresentam endometriose passam boa parte do dia ao lado dos analgésicos devido aos quadros frequentes de dor e mal-estar generalizado,  além disso, consequências da doença podem fazem com que a mulher desencadeia quadros de depressão e ansiedade.

MULHERES COM ENDOMETRIOSE SE SENTEM MAL COMPREENDIDAS

É muito normal ouvir das pacientes que sofrem com a endometriose que se sentem mal compreendidas, e é por isso que a presença de familiares é de suma importância nas consultas.

TRATAMENTO

Existem dois tipos de tratamento podem ser utilizados no combate à dor e à infertilidade na endometriose: clínico e cirúrgico. Cada um com suas especificações e, muitas vezes, é necessário a utilização de ambos. O tratamento pode ser feito precocemente caso a doença seja detectada no início, aumentando a efetividade de alívio dos sintomas físicos e emocionais.